1 de jun. de 2013

Dicas sobre Arteterapia


O QUE É ARTETERAPIA, COMO FUNCIONA, QUAL A FORMAÇÃO DO ARTETERAPEUTA?
É uma importante ferramenta no processo terapêutico que auxilia na transformação do desenvolvimento humano. A Arteterapia é uma ciência que utiliza diversas abordagens da psicologia, da psicanálise e da neurologia, trabalhando de forma transdisciplinar com diversas linguagens artísticas, promovendo a saúde mental do homem. A metodologia de trabalho em Arteterapia habilita o profissional a trabalhar de forma independente ou em trabalho multidisciplinar através de equipes de saúde.
A Arteterapia utiliza a expressão simbólica sem se preocupar com a estética, através de modalidades expressivas como pintura, modelagem, colagem, desenho, tecelagem, expressão corporal, sons, músicas, criação de personagens, etc..


O QUE É?        
A Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo através de sua simbologia. Tem como principal objetivo atuar como um catalisador, de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdos internos e muitas vezes inconscientes assim expressando sentimentos e atitudes até então desconhecidos. A Arteterapia é um processo diferenciado de intervenção porque, como faz uso da linguagem artística, extrapola a linguagem verbal, possibilitando outra forma de comunicação mais profunda através de caminhos como o corporal, o plástico, o sonoro, o visual.  Assim, por trabalhar concretamente os processos perceptivos e sensoriais que passam pelo ver, ouvir, tocar, explorar, movimentar e sentir, é possível se chegar, através dela, a uma nova experimentação e aprendizagem afetivas, tendo como estímulos as experiências artísticas.  O uso de recursos como o desenho, a pintura, o barro, a música, colagens, expressão corporal, histórias, teatro e poesia facilitam essa imersão no caminho sensorial para se chegar depois ao sensível das emoções e ao entendimento no cognitivo. Cabe realçar ainda o papel do arteterapeuta como suporte afetivo e sua importância no acompanhamento do processo curativo do indivíduo.


A QUEM SE DESTINA?
- Crianças e adolescentes tímidos, agressivos, hiperativos, desmotivados, com dificuldade de aprendizado e, dificuldade de concentração.
- Adultos que queiram assumir um papel vital na reconstrução, transformação e compreensão do ser humano como um todo.
- Idosos que queiram ter um melhor conhecimento de si mesmo e queiram utilizar sua maturidade e vivência para direcionar adequadamente seus conhecimentos e sabedoria ao seu próximo, sentindo-se útil nesta etapa de sua vida.


QUAL SEU OBJETIVO?
- Integrar áreas de conhecimento, que são Arte, Saúde e Educação, possibilitando a promoção, preservação e recuperação da saúde mental.
- Possibilitar uma ampla transformação interna no indivíduo, para haver um crescimento da personalidade.
- Recuperar a possibilidade de o indivíduo criar livremente, encontrando formas mais harmoniosas de se comunicar, de se relacionar e de estar com o mundo.
- Possibilitar o indivíduo a exprimir suas emoções, aprendendo assim a confrontar seus problemas, tendo uma vida mais harmoniosa e feliz.


BENEFÍCIOS:
- Propicia autoconhecimento.
- Favorece mudanças psíquicas e comportamentais.
- Facilita a expansão da consciência.
- Ajuda na solução de conflitos emocionais.
- Desenvolve a autoestima.
- Desenvolve a criatividade.
- Lida melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas.
-Desenvolve recursos físicos, cognitivos e emocionais no fortalecimento da personalidade.


QUEM SOMOS?
Arteterapeutas são profissionais com treinamento tanto em arte como em terapia. Tem conhecimento sobre o potencial curativo da arte. Utilizam a arte em tratamentos, avaliações e pesquisas, oferecendo consultoria aos profissionais de áreas afins. Arteterapeutas trabalham com pessoas de todas as idades, indivíduos, casais famílias, grupos e comunidades. Oferecem seus serviços individualmente e como parte de equipes profissionais, em contextos que incluem saúde mental, reabilitação, instituições médicas, legais, centros de recuperação, programas comunitários, escolas, instituições sociais, empresas, ateliês e prática privada (AATA, 2003 - www.arttherapy.org). Profª. Otília Rosângela Silva de Souza.


CAMPOS DE ATUAÇÃO?
- CLÍNICA: Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais e Famílias.
- EDUCACIONAL: Escolas e Instituições de Ensino Superior.
-SOCIAL: Instituições sociais, Presídios, Organizações não governamentais e Comunidades de baixa renda.
- SAÚDE MENTAL: Centros de Atenção Psicossocial.
- ORGANIZACIONAL: Organizações públicas e privadas.
- HOSPITALAR: Profissionais de hospitais da rede pública e privada, pacientes que 
   estejam internados por um período maior de tempo.


O QUE É NECESSÁRIO PARA SE TORNAR UM PROFISSIONAL EM ARTETERAPIA?
Para ser um arteterapeuta, é necessária uma formação específica e para que o profissional seja reconhecido como arteterapeuta é preciso que e o curso de formação ou pós-graduação esteja de acordo com os parâmetros da Associação do Estado em que reside e da União Brasileira de Arteterapia (UBAAT), com um currículo mínimo e a carga horária mínima estabelecida. É necessário que dentro do currículo estejam inseridos estágio e supervisão. Recomenda-se que o aluno durante o curso, faça sua terapia individual.
Os cursos de Arteterapia são ministrados para profissionais de diversas áreas, onde o único requisito é que se tenha um curso de graduação, habilitando este a tirar sua carteira profissional através de sua respectiva associação.


COMO É UM CONSULTÓRIO DE ARTETERAPIA?
O setting terapêutico deve ser um lugar confortável, acolhedor, com boa luminosidade, que possa armazenar os diversos materiais de arte e, principalmente, que o cliente se sinta bem.


UMA SESSÃO DE ARTETERAPIA?
O cliente, pinta, desenha, esculpe, dança, cria personagens, faz colagens, costura, borda, etc.. Com a utilização destas modalidades, ele consegue acessar o inconsciente através da linguagem simbólica, que contribui para a expressão e comunicação dos sentimentos, pensamentos e lembranças de vivências anteriores. 

COMO FUNCIONA?
Patrícia Pinna detalha o processo: "As primeiras atividades vão ajudar a pessoa a se sentir confortável e acolhida no espaço terapêutico (formação do vínculo), a se apresentar e olhar para o seu percurso de vida, a se perceber melhor (como ela se vê e se coloca no mundo), a entrar em contato com o que pede a sua atenção especial (o conflito atual). Ou seja, é feito o diagnóstico do que a pessoa precisa trabalhar em si. Depois o arteterapeuta propõe atividades que ajudem no trabalho dessas questões. A pessoa também pode sugerir as técnicas (pintura, modelagem, colagem etc.)".


AS VANTAGENS DA ARTE COMO PALAVRA
A Arteterapia é indicada para crianças e famílias, além de atender indivíduos com deficiência ou perdas decorrentes de patologias. "No caso da terapia familiar, os recursos artístico-expressivos tem a vantagem de diminuir a distância existente entre crianças e adultos, com a criança dispondo de um meio de expressão daquilo que deseja comunicar no setting terapêutico". (Maíra Bonafé)
"Os recursos facilitam a expressão de sentimentos, podendo acelerar muitas vezes o processo terapêutico. Para pessoas que apresentem dificuldades em colocar em palavras o que estão vivenciando e sentindo, como em casos traumáticos (violência, abuso, luto), e entre crianças e adolescentes, para quem geralmente é mais fácil se expressar através da linguagem não verbal, a Arteterapia oferece uma linguagem mais acessível, trazendo a dimensão do prazer aliada ao processo terapêutico, o que ajuda a tratar questões que, de outra forma, seriam extremamente dolorosas de trabalhar".
(Patrícia Pinna)



DANIELLE BITTENCOURT- Clínica de Psicologia e Arteterapia

Avenida das Américas, nº 7935 , bloco 2, cobertura 734. Barra Da Tijuca- RJ
Tels: 21- 9316-3608/ 21- 7893-1406
email:
daniellebittencourt@terra.com.br
centrodearteterapia@hotmail.com


MANDALAS!!!!

MANDALAS!!!!